Exposição Musica Brasilis - 5 séculos da música brasileira

Exposição Musica Brasilis - 5 séculos da música brasileira

Concepção e curadoria: Drª Rosana Lanzelotte A exposição Musica Brasilis apresenta, através de totens interativos, um panorama abrangente das práticas musicais brasileiras ao longo dos tempos.
São 4 (quatro) as instalações interativas:

LINHA DO TEMPO INTERATIVA: possibilita o acesso a informações e vídeos de obras de cerca de 500 compositores brasileiros de todos os tempos, podendo ser filtrada por gênero (ver http://timelinemusicabrasileira.org.br).
Equipamentos: Mac-mini, tela touch, 2 fones de ouvido.

INSTRUMENTAL: vídeos mostram como funcionam os instrumentos de diversas famílias – teclados, cordas, percussão e sopro -, em que músicos descrevem suas características e emprego na música (ver http://musicabrasilis.org.br/instrumentos).
Equipamentos: Mac-mini, tela touch, 2 fones de ouvido.

JOGO DE MIX: visitantes atuam sobre “sliders” que permitem amplificar ou reduzir o volume de som de trilhas sonoras de uma obra musical, para entender como se somam para formar a música (ver http://musicabrasilis.org.br/jogos).
Equipamentos: iPad Pro, 2 fones de ouvido, montados em totens

JOGO DE COMPOR: visitantes podem "criar" a própria música, a partir de trechos pré-gravados acionados pela movimentação de peças em um tabuleiro virtual (ver http://musicabrasilis.org.br/jogos).
Equipamentos: iPad Pro, 2 fones de ouvido, montados em totens

PROGRAMA EDUCATIVO

Durante o período expositivo, será desenvolvido o PROGRAMA EDUCATIVO, com o objetivo de promover visitas mediadas para as escolas locais. Coordenado pela Profª Suely Avellar, arte-educadora experiente com mais de 30 anos de atividade, o programa educativo envolve as seguintes ações:

• ELABORAÇÃO DO CADERNO DO MEDIADOR: os conteúdos dos totens interativos serão detalhados no CADERNO DO MEDIADOR, que dará suporte às visitas guiadas;
• VISITAS MEDIADAS: serão oferecidas em dias e horários pré-agendados durante o período da exposição;
• MATERIAL DIDÁTICO: desenvolvido por pedagogos especializados na área de música, o material didático será previamente distribuído às escolas participantes das visitas guiadas e ficará disponível no site www.musicabrasilis.org.br

Os professores terão como apoio um vídeo explicativo de como aplicar o conteúdo em sala de aula. Um canal de comunicação ficará aberto para receber dúvidas. A aplicação do conteúdo pedagógico poderá ser avaliada por relatórios fornecidos aos professores.

Em ação complementar, serão organizadas oficinas ministradas pelos músicos encarregados das apresentações musicais.
 
suely@musicabrasilis.org.br
http://musicabrasilis.org.br/noticias/exposicao-interativa
http://timelinemusicabrasileira.org.br
http://musicabrasilis.org.br/instrumentos
http://musicabrasilis.org.br/jogos
 
TwitterFacebookGoogle+LinkedinVKPinterestTelegram