Me24.info

Literatura e Meio Ambiente: Vidas Secas, a força do ambiente construindo o homem.

O presente artigo lhe convida a descobrir uma obra emblemática da literatura Brasileira`` Vidas Secas´´, e Graciliano Ramos, seu autor, um dos grandes escritores da nossa língua, dono de uma obra grandiosa.
Ler vidas secas e mergulhar junto com os personagens no sertão nordestino com sua aridez e suas dificuldades, e descobrir a força incontrolável da natureza que ignora o homem, tornando esse parte da paisagem, pois como os animais que ali vivem ou esses se adaptam as dureza ou a morte é certa
É descobrir como o ambiente molda o ser humano, construindo em conjunto serem duros como o chão que pisam. Na aridez do sertão se constrói esse homem, queimado pelo sol, machucado pela caatinga e belo como a chuva que tarda a chegar, ao acompanhar essa jornada você descobrirá as durezas dessa gente curtida pelo sol do Nordeste Brasileiro e que são constantemente passados para traz pelos poderosos devido a sua ingenuidade.
Você irá conhecer Fabiano, vaqueiro, homem rude e duro como o lugar no qual ele foi criado, sua mulher Vitoria, mulher trabalhadora e cheia de fé, Baleia a cadela da família, retratada aqui quase como um ser humano nas suas emoções, responsável por um dos momentos mais dramático e marcante do livro, seus filhos, o mais novo querendo ser vaqueiro e o mais velho sonhando em descobrir as palavras, e o patrão retrato da causa da miséria do sertanejo, sujeito cruel e mesquinho, sempre tirando vantagem da ingenuidade desse povo sofrido.
Tudo o que foi dito sobre Vidas Secas até hoje ainda é pouco, a força do retrato realista dos personagens, suas misérias e tudo o que os cerca, faz do livro leitura obrigatória para aqueles que amam literatura e querem pensar o Brasil.
Lhe convido a embarca nessa jornada por um Sertão desconhecido, terminar esse caminho sem uma nova consciência de que o ambiente exerce poder sobre o homem é praticamente impossível, uma joia da literatura brasileira, grandiosa ontem, hoje e sempre.
Obra disponível em PDF neste link; http://www.lettere.uniroma1.it/sites/default/files/528/GRACILIANO-RAMOS-Vidas-secas-livro-completo.pdf
Resumo por capítulo disponível em; https://resumoporcapitulo.com.br/vidas-secas/
Graciliano Ramos, obra e vida, disponível em; http://graciliano.com.br/site/
 
 
TwitterFacebookGoogle+LinkedinVKPinterestTelegram